terça-feira, 25 de outubro de 2011

A Trilha Para o Conhecimento e A Fronteira da Maturidade


        Quando somos colocados, pela vida, em situação confrontante de valores culturais estaremos a embarcar em uma viagem pela trilha do conhecimento, onde o aprendizado será alcançado se pudermos superar a fronteira da maturidade.

        Viajar e conhecer culturas diferentes, com hábitos e costumes distintos dos que habitualmente estamos identificados, nos faz repensar a realidade a qual vivemos. Disso, estaremos caminhando por uma trilha do conhecimento onde esta poderá nos levar a uma maturidade comportamental, caso consigamos superar a fronteira da aceitação e compreensão.

        Cada ser humano, ao nascer, já possui uma carga de informações as quais advém das experiências intrauterinas e até das vidas anteriores (isto para quem acredita em vidas sucessivas pela evolução). As pessoas vivem dentro de atitudes comportamentais de vossa família, amigos e de toda uma sociedade a qual encontra-se inserida. Esta convivência estabelece conceitos e costumes os quais formam o conhecimento e os hábitos desta pessoa, onde o próprio caráter será ali lapidado. Muitos são os conhecimentos adquiridos, muitos dos costumes serão agregados e modificados, onde estaremos por toda a vida identificados por fazer parte desta linha de conceitos e ideologias.

        Contudo, poderemos ampliar o leque de aprendizado e costumes, quando somos deslocados para viver em outro ambiente diferente daquele que inicialmente vivemos. Os hábitos diferentes dos que estamos acostumados a viver passarão por um conflito interno, onde este nos fará refletir sobre esta ou aquela cultura. A cultura a qual já estávamos habituados a viver e já fazer parte de nossas vidas e àquela a qual passamos a conhecer agora. Esta experiência pode ser desvassaladora ou construtiva, mas isto vai depender de como nos colocarmos dentro da trilha do conhecimento ou se escolhermos ficar fora dela. Esta trilha muitas vezes nos coloca em uma fronteira a qual nos leva a uma barreira e esta será o obstáculo que teremos de superar para podermos alcançar a verdadeira maturidade. A vida é composta por hábitos e costumes distintos e, nenhum é considerado como o certo ou como errado. A relatividade da vida é tão enriquecedora quanto os livros que estamos a costumados a ler. Ou melhor, a vivência nos trás experiências ímpares que livro algum poderá nos oferecer.

        Desta forma, precisamos está preparados para seguir as trilhas as quais a vida nos proporciona seguir e disso, podermos buscar uma vida diversificada. Com isso, superarmos todas as fronteiras comportamentais as quais possamos enfrentar, ganhando disso novos conhecimentos e nos tornando pessoas melhores. A identificação da diferença cultural e a aceitação como uma adversidade a qual faz parte da vida já é um grande passo para superarmos todos os pré-conceitos e disso alcançarmos o outro lado da fronteira, seguindo agora com alegria e também com uma nova maturidade implementada.

        Deve-se acreditar que toda trilha a ser seguida encontrar-se-ão obstáculos a serem suplantados, contudo para alcançarmos a maturidade natural e plena deve-se aceitar que culturas distintas estão aí para incrementar o nosso conhecimento, o mundo e delas vivermos o melhor da vida, com respeito e amor ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário