Infeliz daquele que se diz perfeito ou que acredita ser infalível.
As diferenças existem para que o aprendizado seja possível.
O mundo é formidável justamente pelas diferenças que nele se fazem presentes. São com estas distinções que pode-se criar novas possibilidades de conhecimentos, onde serão produzidas informações distintas e, estas, serão analisadas gerando assim possíveis formas de se visualizar a vida, fatos e situações, o que findará em uma construção do conhecimento.
Nós, Seres Humanos, somos dotados de inteligência e com ela percebe-se as distinções entre cada cultura e individualidade pertinente a cada um de nós. Sendo assim, quando nos relacionamos, colocamos em evidência os diferentes hábitos culturais que cada um possuímos. Sobre tudo, pode-se perceber as individualidades descritas em nossas personalidades e hábitos cotidianos.
Todavia, é muito bom que existam estas diferenças. São estas diferenças que, em questionamento, fazem-se necessário para que novos conhecimentos sejam construídos. São pelas distinções de opiniões e pensamentos que geram questionamentos e estes geram informações que futuramente, em análise mais profunda, pode-se chegar a uma nova forma de conhecimento.
Imaginem se todos pensassem do mesmo jeito, sem divergirem em nada. O que seria da sociedade e da possibilidade de não existirem debates entre as diferenças que, neste caso inexistiriam? Só existem debates caso ocorram pensamentos e opiniões contraditórias. Ninguém é dono da verdade, até porque a verdade é relativa. E, aquele que acreditar ser dono da verdade ou ser infalível de vossas opiniões, estará perdendo a grande oportunidade de crescer com estas diferenças que por ventura possam contrariar a sua.
Como diria o grande filósofo Pierre Lévy, "a construção do conhecimento é baseado nas relações existentes entre a sociedade da informação e esta pelas diferenças de opiniões que possam por si só existirem". A própria mídia internet é um meio que pode-se gerar a exposição das diversas opiniões distintas o que, conseqüentemente promovem as inter-relações sócio espaciais para que sejam questionadas e, com estes questionamentos ou oposições, venham a produzir uma nova forma de conhecimento.
Desta forma, acredito que sempre será positiva toda forma de expressão e distinção de pensamento e manifestação cultural, dentro da sociedade. Isto é muito importante para que possamos crescer dentro das diferenças e possamos aprender com o conhecimento produzido pelos questionamentos e interpretações, destas oposições apresentadas. Contudo, deve-se ressaltar o respeito que venha a coexistir junto às situações de divergências de opiniões, para que seja aproveitada a mesma como uma forma de crescimento e não como uma oportunidade de gerar inimizade ou animosidade relacional.
Uma grande expressão de diferença é a forma humana existente entre o homem x mulher. Sendo ressaltado que ambos possuem valores distintos, apesar de nenhum ser superior ao outro e, sim, se completarem. Disso, com esta existência distinta, é que surge a delícia da convivência e o prazer que um pode promover para o outro.
Viva as Diferenças !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário